quinta-feira, 2 de junho de 2011

Boas novas!

Tinha algo diferente em seu olhar
Era noite e havia um brilho desconhecido
Ela não queria diálogo, estava reflexiva. Fiquei desconfortável, inquieto e temeroso.
Ela andava estranha – irrequieta, parecia não se conter em si. Aparentemente nada anormal. Não dediquei tempo e atenção à sua fase, dando-lhe o espaço e o tempo necessário para dar sentido aos seus conflitos internos.
E agora, sentado na varanda sinto-me confuso.
Falo com a lua, ela me conforta com seu brilho, sua luz, sua maestria.
Tenho pressagio, sinto-a se aproximar. Ela se achega, senta-se ao meu lado, olha em meus olhos e posso contemplar o brilho desconhecido mais perto.
Faz silêncio entre nós. O suficiente para escutar o barulho da noite e sentir o vento lamber nossas faces.
Algo parece incomodá-la. Ela franze as sobrancelhas e em um instante as palavras brotam como um desabafo:
- Sou a terra agora!
Fiquei ainda mais confuso e mudo.
- Sou húmus! Sou fértil!
Estava perplexo agora. Não entendia nada!
- Você não entende. Eu concebo e gesto e em breve darei a luz!
O que ela está tentando me dizer? Ôh não! Não! Ela quer, quer me dizer...
- Sim, estou grávida!
Sinto algo se rasgar dentro do meu peito. Atordoado. Óh céus! Sim. Grávida! Lágrimas escorrem dos meus olhos e o sorriso é inevitável. Serei pai, pai do fruto da terra da minha amada.
Abraço-a ternamente. Sussurro em seu ouvido:
- Eu te amo!
Ela se aconchega em meus braços como uma menina acuada e confessa estar confusa. Cala-se com um sorriso tímido no canto dos lábios.
E a lua parece sorrir para nossa limitação humana e, como mãe da terra, abençoa nosso amor em um movimento maternal.

“Sentir que somos Terra nos faz ter os pés no chão. Faz-nos desenvolver nova sensibilidade para com a Terra, seu frio e calor, sua força, às vezes ameaçadora, às vezes encantadora. Sentir a Terra é sentir a chuva na pele, a brisa refrescante no rosto, o tufão avassalador em todo corpo. Sentir a Terra é sentir a respiração até às entranhas, os odores que nos embriagam ou nos enfastiam.” 
Leonardo Boff

3 comentários:

  1. "sentir", tudo que existe de mais profundo no universo passa por essa palavra, seja bom ou ruim.
    Gostei muito dessa sua veia que não conhecia.
    Senti o que escreveu.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Will,
    Parafraseando Rubem Alves: as palavras têm feito uma orgia em minha cabeça, saltam e dançam como em um carnaval... rs
    Abraço

    ResponderExcluir