segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Olfativa

Sou um ser olfativo
Gosto de aromas
Cheiro de flores, de mar, de terra molhada, de bebê, de fazenda, de carro, casa e roupa nova. Cheiro de criança, de banho, de alho refogado, de manjericão, de gengibre, de café, de doce de goiaba, de vinho, de bolo assando, de roupa limpinha, de perfume, de incenso e de velas.
São tantos estimulos-prazeres que criamos uma identidade olfativa. É só sentir e pronto! Já vem a consciência momentos, pessoas, expressões e lugares. Basta um estimulo e a memória está ativada trazendo os detalhes do passado vivido.
Cheiros suscitam desejos em mim.
Vontade de reviver.
Huuum. Sinto o cheiro da comida de domingo de minha vó Isaura e como num passe de mágica, transporto-me para minha infância. Sou pequena agora, lambendo a embalagem do caldo Knor de galinha e sentindo o cheirinho do açafrão refogar. Sinto fome. Opa, já é agora, é presente novamente. Sou grande, sou adulta. Engraçado isso.
Eu sou só cheiro. Aguçado sentido.
Quebro cravo da Índia e cheiro, seu aroma excentricamente adocicado me envolve. Já estou de olhos fechados, sentindo seu gosto exótico. Agora é hora de apimentar. Gosto de pimenta. Esta danada desperta várias sensações fisiológicas em mim. Chega ser interessante como ela aumenta minha temperatura corporal. E arde. Arde língua, abre vias aéreas, esquenta o colo, o abdômen. Um sorriso se abre em meu rosto. É uma miscelânea de estímulos e meu cérebro está confuso. Tento direcionar minha consciência para as sensações em cada parte do corpo. Pensando bem, deveria comer mais pimenta. Poucos são os momentos que vivencio meu corpo com tanta atenção e intensidade.
Percepção.

Um comentário:

  1. Fascinante, estou encantado com tamanha percepção e sensibilidade.

    Lembrei-me de um trechinho de 'No caminho de Swann', do Proust, onde a baunilha do chá lhe transportou: "De onde vinha esse prazer poderoso? Todas as flores de nosso jardim e as do parque de Swann, e as ninfas do rio Vivonne, e a gente simples da aldeia com suas casinhas, e toda a cidade de Combray e seus arredores tudo aquilo que toma corpo e se torna sólido saiu, cidades e jardins, de minha xícara de chá."

    Particularmente, confesso que tenho o sentido aguçado para os cheiros também.

    Abç.

    ResponderExcluir